sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AO FUTEBOL O QUE É DO FUTEBOL


A FIFA decidiu hoje banir dos futebol o fundo de participação de investidores na compra de jogadores. Joseph Blatter anunciou que só os clubes poderão ser donos dos direitos econômicos dos  atletas. Michel Platini presidente da UEFA comemorou a decisão e declarou que "o banimento é muito positivo para a liberdade dos jogadores e a transparência e integridade das partidas". 
Jogos transmitidos até em excesso pela televisão está comprometendo cada vez mais os árbitros e seus auxiliares. Antes as partidas eram transmitidas no máximo com 4 câmeras agora tem de 7 a 12 dependendo da importância do jogo. Com isso os erros das arbitragens são mostrados de todos os ângulos. Duro mesmo é ouvir a opinião de certos ex-árbitros agora comentaristas de arbitragem. Querem porque querem desmentir as imagens.
O aumento do agarra, agarra nos jogos de futebol está aumentando a cada dia. Os árbitros deveriam punir com mais rigor esse tipo de atitude que só serve para sujar ainda mais a imagem do futebol. O consagrado Capitão Hidalgo disse-me hoje que na época em que jogava isso quase não ocorria. Pra acabar com isso só punindo os infratores rigorosamente.
Jogador pedindo para que o árbitro mostre cartão para o adversário que cometeu a falta também está na hora de ser proibido. Só serve para denegrir ainda mais a imagem do esporte. Esse comportamento pressiona ainda mais os árbitros.
Outros dois assuntos que o futebol de hoje registra e que em minha opinião depõe contra. As numerações exageradas e jogadores jogando com a camisa fora do calção. A FIFA estabeleceu para a Copa do Mundo numeração de 1 a 23 pela quantidade de jogadores que podem ser inscritos. Conmebol, CBF e outras federações também seguiam por esse caminho. Agora, no entanto as camisas dos jogadores aparecem com números como 99, 88, 87, 85, 74, 54, 48 entre outros. A FIFA deveria lembrar as entidades e estas aos clubes que o esporte praticado é o Futebol e não Basquetebol e muito menos Beisebol.
É isso aí.