quarta-feira, 16 de julho de 2014

OS NÚMEROS DO POETA


Com alegria publico Estatística da XX Copa do Mundo de autoria do Grande Mestre e Amigo, o “Poeta das Águas Doces”, Engenheiro José Alberto de Souza (Joalso). Vejam os detalhes interessantes da pesquisa realizada. 

Texto: José Alberto de Souza 

Dos quatro semifinalistas, três tiveram suas defesas vazadas por quatro vezes, fora o Brasil que sofreu 14 tentos. Este, além do empate com o México, ainda teve prorrogação frente ao Chile, com decisão nos pênaltis.  

Holanda apenas teve vitórias tranquilas diante de Espanha, Chile e Brasil, afora duas prorrogações com decisão nos pênaltis. 

Argentina não chegou a golear em nenhum de seus jogos, enfrentando três prorrogações, uma delas com decisão nos pênaltis, e duas com uma vitória e uma derrota. 

Fora as goleadas sobre Portugal e Brasil, Alemanha não chegou a ter outras vitórias tranquilas, inclusive empate com Gana e passando por duas prorrogações.

Chama atenção  que Argentina com ataque menos efetivo entre os semifinalistas, chegou à final, perdendo para Alemanha (com melhor artilharia) apenas no detalhe, sem se deixar levar pelo “coitadismo”...
 
Acredito que o melhor jogador dessa Copa foi a "sorte" que entrou em campo e deu show de bola! Aos trancos e barrancos, tudo conspirou para se chegar a bom termo na realização desse evento.  

Brasil 3 x 1 Croácia
Brasil 0 x 0 México
Brasil 4 x 1 Camarões
Brasil 1 x 1 Chile (pênaltis 3x2)
Brasil 2 x 1 Colômbia
Brasil 1 x 7 Alemanha
Brasil 0 x 3 Holanda
GOLS PRÓ 11 x 14 CONTRA 

Holanda 5 x 1 Espanha
Holanda 3 x 2 Austrália
Holanda 2 x 0 Chile
Holanda 2 x 1 México
Holanda 0 x 0 Costa Rica (pênaltis 4x3)
Holanda 0 x 0 Argentina (pênaltis 3x4)
Holanda 3 x 0 Brasil
GOLS PRÓ 15 x 4 CONTRA

Argentina 2 x 1 Bósnia
Argentina 1 x 0 Irã
Argentina 3 x 2 Nigéria
Argentina 1 x 0 Suiça (prorrogação)
Argentina 1 x 0 Bélgica
Argentina 0 x Holanda 0 (pênaltis 4X2)
Argentina 0 x 1 Alemanha (prorrogação)
GOLS PRÓ 8 x 4 CONTRA 

Alemanha 4 x 0 Portugal
Alemanha 2 x 2 Gana
Alemanha 1 x 0 Estados Unidos
Alemanha 2 x 1 Argélia (prorrogação)
Alemanha 1 x 0 França
Alemanha 7 x 1 Brasil
Alemanha 1 x 0 Argentina (prorrogação)
GOLS PRÓ  18 x 4 CONTRA

José Alberto de Souza
Nasceu na cidade heróica de Jaguarão, meio Brasil meio Uruguai, no dia em que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro completava seu primeiro ano de fundação. Caixas, tipos, ramas e galés. A infância. Rádio, jornais e livros. A juventude. Cinema, futebol e estudos. A mocidade. Mulher, emprego e filhos. A maturidade. Música, letras e boemia. Prepara a velhice sob protestos da família.
Leiam histórias fantásticas no www.poetadasaguasdoces.blogspot.com

QUEM GANHOU A COPA FOI O BRASIL!


Apesar das obras inacabadas, protestos, vandalismo e tudo o mais que todos tomamos conhecimento o Brasil foi o verdadeiro Campeão da XX Copa do Mundo. Não no gramado, mas fora dele. Estádios belíssimos e lotados, jogos emocionantes e os turistas dando nota dez para a Copa. O evento foi considerado por todos como a Copa das Copas, e foi mesmo. Quem foi contra deve estar torcendo o nariz. As polêmicas, o superfaturamento das obras, os protestos, tudo isso deve agora ser analisado pelos que dirigem o país. As necessidades que o país tem na Educação e na Saúde precisam ser solucionadas, mas não é de hoje que esses problemas existem. Isso não vem de agora, ocorre há décadas. Só espero que a partir de agora os torcedores brasileiros mirem-se no exemplo da Copa do Mundo. Estádios sem alambrado ou fosso para separar as torcidas mostraram que quando as pessoas são educadas tudo vai bem. Nosso futebol precisa começar do zero, tanto a seleção como nossos clubes seguindo o que se viu no Mundial. Que os torcedores tenham a consciência sempre de que o futebol é um espetáculo como um show musical ou outro e que deve ser visto como tal. É isso aí.