quinta-feira, 31 de outubro de 2013

AS NOVIDADES DA SELEÇÃO


Para os dois últimos amistosos deste ano Luiz Felipe Scolari convocou nesta quinta-feira vinte e dois (22) jogadores. Jogaremos contra Honduras dia 16 em Miami e o Chile dia 19 em Toronto. As novidades são Marquinhos zagueiro do PSG, Robinho do Milan e William do Chelsea. O goleiro Jefferson não foi chamado pelos compromissos que o Botafogo tem no Brasileirão (?). Outra ausência é do atacante Lucas do Paris Saint Germain. Dos que foram selecionados apenas Victor e Jô jogam em nosso país.

Relação

Júlio César e Victor (goleiros), Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Maxwell (laterais), Thiago Silva, David Luiz, Dante e Marquinhos (zagueiros), Lucas Leiva, Hernanes, Paulinho e Luiz Gustavo (meio campo), Ramirez, Oscar, Jô, Robinho, Hulk, Bernard, Willian e Neymar (Meia-atacantes). 

Caras novas

Marcos Aoás Correa, Marquinhos, zagueiro revelado pelo Corinthians foi vendido a Roma e atualmente no Paris Saint Germain tem apenas 19 anos. Esteve na lista reserva de jogadores para os Jogos Olímpicos de Londres. Foi vendido para a Roma em 2012 e em Julho deste ano para o PSG por 31 milhões de euros. A Seleção de Portugal esteve na eminência de convoca-lo.

Willian Borges da Silva, 25 anos, paulista de Ribeirão Preto revelado pelo Corinthians negociado com o Shakhtar Donetsk da Ucrânia em Agosto de 2007 por 20 milhões de dólares deixou o clube em 31 de Janeiro desde ano transferindo-se para o Anzhi Markhachkala da Rússia por 93,5 milhões de reais. Ainda este ano no dia 25 de Agosto acabou sendo transferido pelo o Chelsea da Inglaterra.


Robson de Souza, 29 anos, o Robinho que encantou o mundo a partir de 2002 com suas pedaladas revelado pelo Santos (2002-2005) jogou no Real Madrid (2005-2008), Manchester City (2008-2010), emprestado ao alvinegro das praias (2010) quando foi negociado com o Milan. Já atuou pela seleção principal em noventa (90) jogos marcando 26 gols. Passou também pela Seleção Sub-23 em oito partidas marcando 3 gols. Seu deslumbrante futebol passar a ser criticado por atitudes que fora do gramado chegaram a comprometer sua carreira. Robinho que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2006 e 2010 não era convocado desde 2011.

NA SALA DO FUTEBOL

 
Tenho escrito, falado e comentado a respeito dos problemas que o futebol brasileiro atravessa um ano antes da realização da Copa do Mundo, sua qualidade, o superfaturamento das obras, denúncias, enfim todo tipo de coisas que estão repercutindo mal. Há tempo estou alertando sobre o que poderá ocorrer depois do mundial. Mas, as coisas começam a se desdobrar já a partir de agora. Vejam o caso das transmissões pela televisão. A Rede Globo detentora dos direitos do Campeonato Brasil, Copa do Brasil e outros, está perdendo parceiros. Para 2014 o Grupo Bandeirantes já sinalizou que não vai transmitir a Copa do Brasil e a Série “B”. Esses produtos já foram oferecidos ao SBT e Record. As informações dão conta que ambos os grupos não tem interesse nos eventos. A Redetv  única interessada não teria como dar garantias financeiras para viabilizar as transmissões. Isso me leva a entender que a audiência dos jogos e sua qualidade caíram demais e por extensão às verbas publicitárias estão diminuindo. inuíram. Outro fato que pode estar contribuindo é o investimento das empresas na Copa do Mundo que está envolvendo muito dinheiro. Momento difícil para o futebol brasileiro que poderá ter ainda maiores consequências depois do Mundial.

Ontem à noite acompanhei Atlético Paranaense e Grêmio pelas imagens da televisão ouvindo ao mesmo tempo as rádios que estavam transmitindo ao vivo ou em off-tube. O que vi foi um jogo de pouquíssima qualidade com muitos chutões e pouca objetividade. Até o Furacão não me agradou por “rifar” a bola em demasia. Confesso que esperava mais do time paranaense. Quanto ao Grêmio que esteve em campo foi um time de jogadores medíocres. É verdade que não contou com Vargas, Barcos e Kleber. Mas, do que vi salvou-se Dida – em grande forma – e a voluntariedade de um ou outro jogador. Sem esquema, sem jogada ensaiada o time tricolor me decepcionou. Aliás, o futebol brasileiro está assustando a todos nós pela péssima qualidade que apresenta neste instante.

A negativa de Diego Costa não aceitando convite para os amistosos da Seleção Brasileira serviu para mostrar mais uma vez como se comportam hoje os que dirigem o futebol. Saiu humilde do país entrando por Portugal até chegar à Espanha onde hoje é o grande artilheiro e ídolo do Atlético de Madrid. Foi chamado para a Seleção Brasileira em outra ocasião sem ter chances de mostrar o que sabe. Agora surgindo como destaque na Liga Espanhola a Comissão Técnica achou interessante convoca-lo. Como está estabelecido e muito bem na Espanha e já tinha sido contatado pela Federação Espanhola para jogar pela “Fúria” declinou do convite brasileiro. Não se pode criticá-lo por isso. Quem errou foi a Comissão Técnica que só agora viu nele potencial para convocar. E sabe lá se ele jogaria a Copa do Mundo ou se estaria na lista dos convocados. O que não se pode é tripudiar em cima de uma pessoa que tem o livre direito de ir a vir. O resto é mais sensacionalismo da imprensa que fala, escreve e divulga sem saber como, onde e por que.

A definição das Fórmulas para os Campeonatos Estaduais de 2014 – ano da Copa – já estão merecendo críticas de clubes, dirigentes e imprensa. O que cresce cada vez mais por interesse da CBF e da televisão é que esses campeonatos deixem de existir. São tantas as competições (Estaduais, Copa do Brasil, Brasileiros, Libertadores, Sul-Americana) que os próprios clubes não sabem o que é melhor pegar. Aliás, eles sabem. O melhor é o dinheiro que entra com os direitos comercializados e que lamentavelmente está sendo muito mal aplicado. Os clubes deveriam destinar pelo menos 50% desse dinheiro para abater suas dívidas, na formação de jogadores e não em aceitar livremente o “caminhão de bondes” que os empresários oferecem todos os dias. É por esses e outros motivos que nosso futebol caminha feito tartaruga. Depois não venham chorar “pitangas” quando a “casa cair”.