sexta-feira, 17 de maio de 2013

NOVA PARTIDA


Não tenho procuração para defender ninguém, muito menos clubes de futebol. Mas, honestamente raciocine comigo: a Conmebol se realmente respeitasse as regras do futebol não deveria anular o jogo Corinthians e Boca Juniors e marcar a realização de uma nova partida. Como hoje os jogos são televisionados, com inúmeras câmeras espalhadas e mostrando os lances em vários ângulos, o que ocorreu na quarta-feira no Pacaembu precisa ser analisado com seriedade. Houve um “assalto” por parte da arbitragem que fez tudo na maior “cara de pau”. O cinismo de Carlos Amarilla ultrapassou as raias do suportável. Deu a impressão de coisa encomendada. O Corinthians hoje presidido por Mário Gobbi está correto em afirmar que ninguém (Federação Paulista, CBF) defendeu o clube. Lamentável. O clube já foi punido nessa competição pela morte de um torcedor na cidade de Oruro. Ser punido por esse fato não dá para concordar por vários motivos; o principal deles é que o jogo não foi mando do Corinthians e sabe lá quem na verdade disparou o sinalizador. Desculpem, mas o clube não poderia ser prejudicado afinal os torcedores usam o nome dos clubes para formar suas organizadas. Usa o nome do clube, seu distintivo e mancham suas tradições. Voltando ao jogo de quarta-feira, a Conmebol poderia iniciar uma limpeza no futebol mundial não só eliminando o trio de arbitragem como mandando realizar uma nova partida, que seja em campo neutro. Porque escrevo isso? Porque não foi só um erro que eliminou o Corinthians. As imagens estão aí para quem quiser ver; foram quatro erros. Dois gols anulados e dois pênaltis não marcados. Uma vergonha que envergonha o futebol e que afasta cada vez mais o torcedor dos estádios. É isso aí.

ACABOU PRO GRÊMIO



 
Nem a adaptação à altitude de Bogotá (2.600 metros) de sete dias deram condições ao Grêmio Porto-Alegrense de continuar na Copa Libertadores da América com seu elenco milionário. Depois de vencer o jogo inicial na Arena Porto Alegre por dois a um (com dificuldades) o tricolor gaúcho foi eliminado ontem à noite no Estádio El Campin em Bogotá pelo Independiente Santa Fé. Um a zero para os colombianos foi o placar final que acaba restringindo a presença brasileira a Atlético Mineiro e Fluminense nas quartas-de-final. O Grêmio não jogou bem, finalizou pouco e o placar acabou sendo justo segundo os próprios cronistas esportivos do Rio Grande do Sul.

Súmula
Apitou o uruguaio Roberto Silvera com a presença de 38 mil pessoas no estádio que incentivaram e cantaram o tempo todo. Wilder Medina fez o gol do jogo aos 34 minutos do segundo tempo. Venceu o Independiente com Camilo Vargas; Marino García, Carlos Valdés, Francisco Meza e Yulián Anchico; Daniel Torres (John Valencia), Gerardo Bedoya, Jefferson Cuero (Emmanuel Molina) e Omar Pérez; Wilder Medina e Cristian Martínez (Julián Quiñonez). O Grêmio teve Dida; Pará, Werley, Bressan e André Santos; Fernando (Marco Antonio), Souza, Elano (Kléber) e Zé Roberto; Vargas e Barcos (Wellinton).
Quartas-de-final
A próxima etapa da Copa Libertadores da América terá os jogos Olímpia vs. Fluminense, Atlético Mineiro vs.Tijuana, Newell´s Old Boys vs. Boca Juniors e Independiente Santa Fé vs.Real Garcilaso.