terça-feira, 19 de julho de 2011

O PAI DA MATÉRIA

Quando cheguei à Jovem Pan, em janeiro de 1973, ele já estava lá. Desde março do ano anterior, a energia, a vibração e os bordões que o tornariam nacionalmente conhecido nas décadas seguintes já ecoavam pelas ondas do rádio paulistano. Ele revolucionou as transmissões esportivas quando se tornou narrador titular da Jovem Pan. O “Bodão”, como Osmar Santos era conhecido entre amigos, logo cativou imensa legião de ouvintes. Tornamo-nos colegas, depois amigos e, quando não estávamos viajando, saíamos para almoçar juntos.

Mudanças
Quando a Jovem Pan se transferiu para a Avenida Paulista, Osmar já estava sendo pretendido por outros prefixos. Em 1977, foi para a Rádio Globo. Poucos sabem, mas antes de sua ida para a emissora de Roberto Marinho, todos os integrantes da equipe de esportes da Jovem Pan participaram de uma reunião no escritório de uma agência de publicidade. Nesse encontro, discutiu-se a transferência dos profissionais da Pan para a emissora global. Esse era o desejo de Osmar Santos, que já tinha praticamente acertada sua saída da Jovem Pan. Passado algum tempo, numa manhã de domingo, Osmar ligou-me, dizendo: “Fiz uma grande loucura”. E emendou: assinei com a Globo. A partir daí, foi uma sequência progressiva de sucessos na Rádio Globo, Rádio Record, Rede Manchete, Rede Globo até que o destino abreviou-lhe tragicamente a carreira, em 22 de dezembro de 1994.

Reencontro
Já estive com Osmar em várias ocasiões depois do acidente que o afastou do rádio. Na última semana, cruzamos mais uma vez. Foi na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde estive com minha esposa e meu filho. Osmar também estava lá. Revivemos passagens de nosso convívio. Ele se mostrou muito feliz com o reencontro. Expondo quadros de sua autoria, Osmar Santos dá-nos hoje gigantesca mostra de superação. Parabéns, Osmar!

PORQUE O BRASIL FOI ELIMINADO?

Repercute negativamente a eliminação do Brasil na Copa América. Já se encontraram vários motivos. “Os buracos do gramado prejudicaram a técnica refinada de nossos jogadores na cobrança de pênaltis” foi à desculpa mais ridícula que apareceu. E se o gramado e os buracos atrapalharam o Brasil, não deveriam ter prejudicado  também ao Paraguai? O que tem atrapalhado é a “badalação” em cima de Neymar, Robinho, Paulo César Ganso, Lucas e outros menos votados. Robinho afirmou que seu lugar não é no banco de reservas. Que então peça para não ser mais convocado! Afinal quem escala o time? As recentes declarações de Lúcio, criticadas pelo treinador por serem feitas em público, não foram assimiladas pelos jovens. Estes, estão mais preocupados com as futuras transações, os enormes fones de ouvido, cortes de cabelos e tatuagens do que em servir  com orgulho e dignidade a seleção. Pelo menos é assim que parece a distância. Também cabe a pergunta: quem escala o time?  Mano Menezes também deve ser responsabilizado pela eliminação. Os resultados contra a Venezuela, Paraguai, Equador e novamente Paraguai foram medíocres. Na partida da eliminação  a seleção dominou o jogo do começo ao fim, perdendo pelo menos umas dez oportunidades para marcar no tempo normal e outras cinco na prorrogação. Tudo porque Neymar, Alexandre Pato, Robinho, Fred e até Lucas não aproveitaram as chances que tiveram. Também Lúcio, Maicon e André Santos desperdiçaram oportunidades incríveis. Escrevi após o jogo com o Equador que o “Brasil avança sem convencer”. E assim tem sido desde que Mano Menezes assumiu. Ele foi colocado no lugar de Dunga para renovar a seleção preparando-a para a Copa do Mundo de 2014. Até lá muita coisa pode acontecer, inclusive ser substituído o treinador muito embora a CBF confirme sua continuidade. Também acho que este ainda (?) não é o momento para se pensar em mudanças no comando técnico e talvez isso nem seja necessário. O que precisa mesmo é o  jogador brasileiro ter vontade, garra, determinação e  amor ao vestir a gloriosa camisa cinco vezes campeã do mundo. Acorda Brasil! É isso aí.