segunda-feira, 4 de julho de 2011

CHILE GANHA DE VIRADA

Por dois a um o Chile confirmou seu favoritismo e derrotou o México na partida de funda em San Juan na partida de fundo do Estádio Del Bicentenário pelo Grupo “C” da Copa Libertadores da América. Os aztecas saíram na frente com gol de Araujo aos 39 minutos do primeiro tempo. Na fase final veio a reação chilena com gols de 12 com Paredes empatando e aos 28 com Vidal fazendo o segundo. Apitou Juan Soto da Venezuela. Jogou o Chile com Bravo; Contreras, Ponce e Jara; Isla, Medel e Vidal; Fernandez (Carmona) e Beausejour (Paredes); Sanchez e Suazo (Estrada). O México alinhou Michel; Aguilar, Reynoso, Mier, Araujo e Chavez; Reyes, Enriquez e Aquino (Peralta); Marquez (Pacheco) e Giovani dos Santos.

URUGUAY SEGUE A SINA DOS GRANDES

A síndrome do empate continua perseguindo as chamadas melhores seleções sul-americanas na primeira rodada da Copa América decepcionando muita gente. Esta noite em San Juan no Estádio Del Bicentenário, Uruguay e Peru empataram em um a um. Foi o jogo de abertura do Grupo “C” desta primeira fase.

Detalhes
O Peru saiu na frente do placar aos 23 minutos com Paolo Guerrero. O empate celeste veio ainda no primeiro tempo aos 46 minutos com Luís Suarez. O jogo realizado com 2 graus de temperatura foi presenciado por 25 mil espectadores. No apito esteve o colombiano Wilmar Roldán. Formou o Uruguay com Fernando Muslera; Maximiliano Pereira, Diego Lugano, Mauricio Victorino e Martín Cáceres;  Diego Pérez, Egidio Arévalo Ríos e Nicolás Lodeiro (Cristian Rodríguez); Luis Suárez, Diego Forlán e Edinson Cavani (Abel Hernández). O Peru contou com Raúl Fernández; Revoredo, Acasiete, Alberto Rodríguez e Vílchez; Balbín, Cruzado, Michael Guevara (Lobatón), Yotún (Juan Vargas) e Luis Advíncula (William Chiroque); Paolo Guerrero.

OPINIÃO QUE VALE UMA OPINIÃO

A respeito da matéria que postei com o título "Porque sempre eu?" com a devida autorização reproduzo a opinião séria de um dos maiores profissionais da comunicação brasileira, Flávio Guimarães.

Texto: Flávio Guimarães

Às vezes, parece difícil entender o óbvio. Ou pode ser pura conveniência. Robinho sabe, muito bem, porque vem sendo sacado da seleção brasileira. Não preciso dizer nada pois você já deixou bastante claro qual é o motivo. Quero, isto sim, valer-me de suas observações para alertar "a joia da Vila", enquanto ainda é tempo. Vou deixar de lado os aspectos financeiros que envolvem uma transação de vulto, como é o caso de Neymar, em que os clubes, atleta e empresários querem obter o máximo possível. Vou me fixar, apenas, na hora certa de partir para a "conquista do exterior", sonho de todo jogador brasileiro. O exemplo de Robinho, muito bem lembrado por você, forçando uma transferência fora de hora, deve ser levado em conta. Robinho nunca se tornou o que todos esperavam dele, ao se transferir para a Europa. Ganhou massa muscular e só. Talvez, se tivesse esperado mais para ser negociado, tivesse aprimorado, no Brasil, a técnica que lhe faltou no Velho Mundo. Neymar que não se iluda. O Santos quer, sim, a permanência do atleta no time praiano; mas só está interessado no que isso pode representar em termos de dinheiro para o clube, na hora da venda. E fica bem na foto, com a torcida. A 9ine, de Ronaldo, ao que tudo indica, deve tratar dos interesses da "joia", mas, igualmente, enquanto isso for bom financeiramente. E, claro, uma "joia" desse quilate dará um brilho especial à nova atividade do Fenômeno. Neymar que vá com calma. Hoje, o melhor lugar para ele é aqui mesmo, no Brasil. Se o Santos, Neymar e demais interessados na transferência do craque souberem esperar, esta pode ser a maior negociação de todos os tempos envolvendo uma estrela do futebol brasileiro. Ou alguém duvida que, após a Copa, o preço do craque vai atingir a estratosfera?  O prato começou a ser preparado. Faltam alguns detalhes para melhorar o tempero e, depois, uma certa paciência para aguardar o cozimento. O apressado, como nos ensina Robinho, come cru.

PORQUE SEMPRE EU?


Foto: El Clarin
As declarações de Robinho pela substituição no jogo de ontem contra a Venezuela requerem uma análise e uma resposta imediata. “Porque sempre eu”, reclamou ao ser sacado por Mano Menezes. O povo brasileiro vai lhe responder: “porque você mais uma vez não jogou nada”. A foto por sí só diz como Robinho jogou ontem. Aliás, eu concordo com os que dizem que ele vem sendo blindado há muito tempo na seleção. Não tem acrescentado nada em termos práticos. Teve brilhantes atuações na seleção em outros tempos, mas, hoje não passa de um mero coadjuvante. Tenho a impressão que a “fama” subiu na cabeça de Robinho e com a soberba não se joga futebol. Seu futebol na seleção está muito aquém do Robinho que um dia entortou o zagueiro Rogério do Corinthians com um drible, sofreu penalidade máxima, cobrou e marcou e começou a se revelar para o futebol. Forçou uma uma transferência para o exterior onde nunca se completou. Mano Menezes começa a preparar a seleção para a Copa do Mundo de 2014 e do jeito que vai, Robinho não estará entre os onze titulares.

BOLA MURCHA

É cedo para se opinar sobre a nova Seleção Brasileira dirigida por Mano Menezes que debutou em competições oficiais. No jogo de ontem vimos em campo uma seleção tímida,  “Mandrake”, que não correspondeu em nenhum momento. Essa de dizer que “dominamos a partida”, que o árbitro não marcou um pênalti e que o gramado foi ruim já não dá mais pra se aceitar. O milionário elenco brasileiro deixou em todos nós muitas dúvidas quanto ao seu futuro. André Santos, Lucas Leiva, Ramirez, Robinho, Neymar, Alexandre Pato e até Fred que atuou pouco tempo, foram peças pífias da constelação brasileira. O que se viu de passes errados foi fora do comum. Chute a gol mesmo só o de Alexandre Pato no primeiro tempo que bateu no travessão. Todos nós sabemos que Mano Menezes teve pouco tempo para treinar a equipe, mas, a maioria dos jogadores já atuou sob seu comando em outros jogos. O medíocre desempenho da Seleção Brasileira não é culpa exclusiva do treinador, mas e, especialmente das atuações dos jogadores acima citados. Vamos aguardar as próximas partidas porque a primeira foi uma verdadeira “bola murcha” para a torcida brasileira. É isso aí.

COMEÇA MAL A COPA AMÉRICA

Nas primeiras quatro partidas apenas três gols. Muito pouco para o começo do maior torneio de seleções do Continente Sul-Americano. A estreia da Argentina contestada pela sua torcida e reconhecida pelos seus próprios jogadores chamou a atenção no sábado. O Brasil jogando timidamente, muito aquém de suas condições e seu adversário nada apresentando de novo, também foram destaques negativos da primeira rodada. E outros fátos contribuíram para o desorganizado início da Copa América. A imprensa meteu bronca pelo pouco espaço no estádio de La Plata tanto nas posições de transmissão como na chamada área de entrevistas, a zona mista.  E pra quem não sabe cada emissora teve que pagar 30 mil dolares pelos direitos. As vinte e cinco (25) emissoras brasileiras que lá estão tiveram muitos problemas para trabalhar. E olha que quase todas só com repórteres no estádio. Esperava-se mais da organização da Copa América. E teve ainda a não execução dos hinos nacionais. Que esses problemas verificados na abertura do evento da Conmebol sirvam de exemplo para o Comitê Organizador da Copa do Mundo que o Brasil deve sediar em 2014.