terça-feira, 29 de junho de 2010

ACABOU PARA PORTUGAL. ESPANHA AVANÇA

Estão encerradas as oitavas-de-final da XIX Copa do Mundo. Sobraram oito países que iniciam na sexta-feira as quartas-de-final da mais importante competição de futebol. Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Gana, Holanda, Paraguai e Uruguai são agora os pretendentes ao título. Como se vê teremos quatro países sul-americanas na próxima fase. Na última partida das oitavas, com um gol irregular, a Espanha despachou Portugal.

O jogo
O goleiro Eduardo de Portugal foi a grande figura do primeiro tempo operando pelo menos três grandes defesas, evitando com isso a abertura do placar. Já neste período os espanhóis se mostraram mais objetivos. Na fase final a Espanha voltou com o mesmo propósito de jogo que permitiu a vitória por um a zero. David Villa marcou o único gol aos 18 minutos. A televisão mostrou que o atacante espanhol ao ser lançado estava impedido, algo em torno de 15 centímetros. A televisão registrou o lance acusando a condição adiantada do espanhol, porém, o árbitro e seu auxiliar não tiveram a mínima chance de detectar essa irregularidade a “olho nu”. E foi só. A Seleção de Portugal foi pouco objetiva e nem sua estrela maior - Cristiano Ronaldo - mostrou qualidade neste e nos demais jogos da Copa do Mundo.

Ficha técnica
Jogou a Espanha com Casillas; Sérgio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Marchena), Xavi e Iniesta; Fernando Torres (Llorente) e David Villa (Pedro). Portugal deixou a Copa do Mundo jogando com Eduardo; Ricardo Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Pepe (Pedro Mendes) e Fábio Coentrão; Tiago, Simão Sabrosa (Liedson) e Raul Meirelles; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Danny). Apitou o jogo o argentino Hector Baldassi que expulsou o zagueiro Ricardo Costa de Portugal aos 44 minutos do segundo tempo. Nesse lance errou o árbitro porque o jogador luso não deu a cotovelada alegada pelo zagueiro Capdevila.

Quartas-de-final
As quartas-de-final estão definidas. Teremos na sexta-feira (2) às 11 horas Brasil vs. Holanda no Nelson Mandela Bay Stadium em Port Elizabeth e 15h30 jogarão Uruguai e Gana no Ellis Park de Johanesburgo. No sábado (3) às 11 horas na Cidade do Cabo no Green Point Stadium se enfrentarão Argentina e Alemanha e as 15h30 no Ellis Park em Johanesburgo se enfrentarão Paraguai e Espanha.

PARAGUAI ELIMINA O JAPÃO

Após 120 minutos de pouca qualidade (no pior jogo da fase) tivemos a primeira partida das oitavas-de-final decidida nas penalidades máximas. Viu-se muito esforço de parte à parte, e um futebol sofrível de parte de Paraguai e Japão. Nas penalidades máximas classificou-se o Paraguai o que confirma quatro países da América do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) nas quartas-de-final da Copa do Mundo.

Detalhes
A partida terminou empatada em zero a zero no regulamentar. As duas seleções criaram várias oportunidades de gol, mas, os atacantes foram mal nas conclusões. A decisão foi para a cobrança de penalidades máximas vencendo o Paraguai por cinco a três. Barreto, Barrios, Riveros, Valdez e Cardozo marcaram os gols da classificação guarani. Endo, Hasebe e Honda converteram para o Japão, Komano chutou no travessão. Com o triunfo, o Paraguai pela primeira vez na história das Copas passa as quartas-de-final. Vai enfrentar o vencedor de Espanha e Portugal no sábado (3). Jogou o Paraguai com Justo Villar; Bonet, Alcaraz, Da Silva e Morel Rodriguez; Ortigoza (Barreto), Vera, Riveros e Benitez (Valdez); Santa Cruz (Cardozo) e Barrios. O Japão despediu-se com Kawashima; Komano, Nakazawa, Tanaka e Nagatomo; Kengo Nakamura (Abe), Matsui (Okazaki), Endo e Hasebe; Okubo(Tamada) e Honda. Na arbitragem esteve o belga Frank De Bleeckere.

Termina hoje
Esta tarde às 15h30 será realizado o último jogo das oitavas-de-final reunindo Espanha e Portugal. O jogo acontecerá em Pretória no Loftus Versfeld Stadium.
Quartas-de-final
Três partidas já estão definidas para as quartas-de-final. Na sexta-feira (2) às 11 horas o Brasil enfrentará a Holanda no Nelson Mandela Bay Stadium em Port Elizabeth e 15h30 jogarão Uruguai e Gana no Ellis Park de Johanesburgo. No sábado (3) às 11 horas na Cidade do Cabo no Green Point Stadium se enfrentarão Argentina e Alemanha e as 15h30 no Ellis Park em Johanesburgo o Paraguai terá pela frente o vencedor do jogo Espanha vs. Portugal.