segunda-feira, 21 de junho de 2010

ESPANHA SE REABILITA E ELIMINA

A vitória por dois a zero da Espanha eliminou Honduras da Copa do Mundo da África do Sul nesta segunda-feira. Ainda não foi o jogo dos sonhos que os espanhóis esperavam do seu time. Jogou o suficiente para continuar sonhando com uma vaga para as Oitavas-de-Final.
 
Detalhes
David Villa marcou os dois gols da partida, porém, pode ser punido pela Comissão Disciplinar das FIFA. Antes de ser cobrada uma falta pelos espanhóis o artilheiro agrediu com um tapa no rosto o jogador hondurenho Izaguirre. O árbitro japonês Yuichi Nishimura não viu o lance e não puniu o espanhol. A televisão se encarregou de mostrar para o mundo e a FIFA deve punir o atleta. Com a vitória a Espanha reúne condições de se classificar, mas, não depende só de sí. O Chile lidera o Grupo “H” com seis pontos ganhos seguido de Espanha e Suíça com três e já eliminada Honduras com zero. Na última rodada, sexta-feira (25) às 15h30 jogarão Chile vs. Espanha e Suiça contra Honduras.

CHILE PERTO DA CLASSIFICAÇÃO

Com um gol irregular o Chile derrotou a Suíça pelo Grupo “H” da Copa do Mundo. Os chilenos encontraram muitas dificuldades para vencer o ferrolho suíço que não sofria gol há 559 minutos, que corresponde a participação nas Copas de 1994, 2006 e 2010.
 
Jogo
Mark Gonzalez, africano nascido em Durban e naturalizado chileno, aos 29 do segundo tempo marcou o único gol do jogo. No lançamento de Valdívia para Paredes este estava impedido. Paredes cruzou a bola na área para o cabeceio fatal de Gonzalez. A Suíça jogou com 10 à partir dos 30 do primeiro tempo com a expulsão de Behrami. O jogo foi dirigido pelo saudita Khalil Al Ghamdi. Com a vitória o Chile chegou a seis pontos ganhos contra três da Suíça e nenhum ponto de Espanha e Honduras que jogarão às 15h30.

REALIDADE: FUTEBOL ENCERRA MAIS UM CICLO

As recentes declarações que Diego Armando Maradona de que Pelé deveria estar no museu nada mais são que o reflexo da falta de respeito e da soberba que o argentino tem em relação ao brasileiro. Mas, isso me leva a colocar uma situação da qual tenho falado há muito e que se tem tornado cada vez mais realidade: “A falta de qualidade do futebol”. Quem viu e transmitiu jogos de Pelé, Coutinho, Pedro Rocha, Rivelino, Tostão, Zico, Jairzinho, Falcão, Ademir da Guia, Caréca, Sócrates, Beckenbauer, Overath, Cruyff, Maradona, Breitner, Neeskens para citar apenas alguns, sabe muito bem do que fala. O futebol entrou em declínio e como disse esta semana o lateral Roberto Carlos do Corinthians que jogou pelo Brasil nas Copas de 1998, 2002 e 2006: “Bateu uma tristeza ver o Mundial pela TV. Assim é o futebol, é um ciclo que termina”.

O torcedor
A propósito do que pensa Roberto Carlos, recebi um e-mail do amigo Engenheiro Ivan Bento que reside com a esposa Ane e a filha Martina em Vancouver no Canadá. A família assistiu nos últimos dias os “tapes” de jogos da Seleção Brasileira na Copa de 1982 na Espanha e ouviu da filha Martina, 17 anos (nem havia nascido na época) o que transcrevo por ser de uma verdade incontestável. O Engenheiro Ivan Bento escreve: “Note meu amigo, o que uma menina disse com naturalidade "Parece que eles estão brincando", veja a profundidade do comentário. É um comentário singelo, simples, puro e sem nehuma tendência política, financeira ou qualquer outro interesse. Ela é tão ingênua que torce pro meu time e do avô (que já faleceu) e se incomoda quando os dois times jogam um contra o outro. Ela não gosta de ver nem um tomando gol do outro (Timão e Grêmio). Mas as palavras brincando, bonito e show, foram, como se diz na gíria, "na veia"..Você não acha? Daria até para redefinirmos o verbo jogar (futebol especialmente), não é mesmo? Então o mais fanático dos torcedores, abriria o dicionário da língua Portuguesa e encontraria a seguinte definição para "jogar": Ato de BRINCAR, fazer algo BONITO e obter como resultado (algo incomum nos dias de hoje) um SHOW!!! Aplicado especialmente nos jogos de futebol dos anos 70 e 80!!!
Opinião
Agora a opinião do Engenheiro Ivan Bento: “Dá-me arrepio ver os jogos de alguns times atualmente. Claro que há exceções. No tempo do Telê Santana, a exceção era ser perna de pau e não ter "brincadeira". Ah...mais uma coisa, eu disse pra Martina que o Telê treinava os jogadores dele a dar 2 toques na bola! Nada de exibição particular. Imagine você que mesmo tocando a bola apenas 2 ou 3 vezes esse time ainda conseguia dar Show! Você sabe o que o Telê falou pros jogadores no intervalo do jogo contra a Rússia em 1982? Eu penso que sei...e foi..."Um colega nosso falhou, mas nós podemos vencer"...você confere algo parecido? Um líder de verdade.
PS: Olha foi emocionante mesmo. Eu tive que conter as lágrimas quando revi os gols ao lado da minha filha. O gol do Eder então contra a Rússia.....Meu DEUS!
 
Ontem e hoje
Na década de 50, 60 e 70 os amistosos, as excursões, os torneios nacionais e internacionais eram freqüentes. Havia espaço para que isso ocorresse e também interesse do público em ver seus ídolos. Hoje qualquer jogo amistoso ou torneio já não tem mais o mesmo interesse. Tudo por conta da falta de qualidade de jogadores e jogos e pelo excesso de partidas mostradas diuturnamente pelas televisões. O futebol está virando “carne de vaca”. Não estranhem se em pouco tempo diminuir o interesse de patrocinadores e tevês em promover os jogos. Com isso o futebol vai sofrer ainda mais, pois não haverá dinheiro para grandes contratações e grandes espetáculos. Como disse Roberto Carlos: “Está terminando um ciclo no futebol”. Que venha outro logo com a qualidade que sempre foi a marca registrada do futebol, especialmente o brasileiro.

PORTUGAL MASSACRA A CORÉIA DO NORTE

A maior goleada da Copa do Mundo aconteceu nesta segunda-feira no primeiro jogo do décimo primeiro dia da competição. E foi na partida do grupo “G” em que o Brasil se havia classificado ontem antecipadamente. Portugal “implodiu” a Coréia do Norte enfiando sete gols a zero.
 
A vitória
Os lusos mandaram no jogo e tiveram pouco que se preocupar com os coreanos do norte que ficaram atordoados com gols de todos os lados. Sete a zero não deixa qualquer dúvida quando ao triunfo. Raul Meireles abriu a contagem aos 29 minutos do primeiro tempo. Na fase final Simão Sabrosa, Hugo Almeida, Tiago (2), Liedson e Cristiano Ronaldo completaram o rosário de gols. Dirigiu o jogo o chileno Pablo Pozo.

Classificação
O Brasil lidera o Grupo “G” com seis pontos ganhos seguido de Portugal com quatro, Costa do Marfim com 1, Coréia do Norte já eliminada e sem pontuar.

Próximos jogos
A última rodada do Grupo “G” será realizada na sexta-feira (25) às 11 horas com os jogos Brasil vs. Portugal em Durban e Costa do Marfim e Coréia do Norte em Nelspruit.