domingo, 17 de janeiro de 2010

PAULISTÃO: RESCALDO

Dez jogos, 36 gols, média de 3,6 por partida, goleadas do Palmeiras e Santos, empate do Corinthians e derrota do São Paulo. Assim foi a primeira rodada do Campeonato Paulista realizada neste final de semana.
 
Verdades
A goleada do Palmeiras deve ser considerada natural pela diferença de forças. O time interiorano teve um jogador expulso no tempo inicial, mas, isso nem sempre conta. O Corinthians só empatou em Ribeirão Preto com o Monte Azul estreante da Série “A-1”. O time atuou abaixo do esperado. No Morumbi o São Paulo perdeu um pênalti, saiu na frente com um belo gol de Marcelinho Paraíba e tomou uma virada de três a um para a lusa. Time rubro-verde mostrou melhor preparo. O Santos goleou o Rio Branco por quatro a zero no Pacaembu em noite de Paulo César Ganso e Neymar que marcaram os gols e a volta de Geovanni.
 
Realidade
Escrevi uma matéria com o título “Estaduais na UTI”. O assunto versou sobre os problemas financeiros enfrentados pelos clubes, o curto espaço (107 dias) para se jogar 202 jogos de um campeonato que já foi muito charmoso. Hoje após o jogo do Santos um jogador do Rio Branco de Americana acrescentou mais um detalhe: “Perdemos para um time de qualidade. Na verdade nossa preocupação é ganhar dos pequenos para fazermos uma boa campanha”. Essa é a realidade. Esses são os objetivos dos coadjuvantes do Campeonato Paulista. Não há outra preocupação senão a dos pequenos vencerem os pequenos para não cair. É muito triste ouvir-se isso, mas, essa é a realidade. E estamos conversados.