terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A EXPERIÊNCIA EM CAMPO

Os clubes brasileiros passam por modificações constantes em seus elencos determinadas pela saída as vezes prematura das suas mais recentes revelações. Diante desse quadro, jogadores considerados veteranos, em fim de carreira, começam a ganhar destaque, e, tem sido fundamentais. Em 2009 dois casos mereceram destaque especial: Ronaldo e Petkovic. O fenômeno, 33 anos, voltou para jogar no Corinthians que apostou na sua recuperação e teve o retorno, com as conquistas dos títulos Paulista e da Copa do Brasil. A arrecadação do clube também melhorou com a presença do fenômeno. No Flamengo a volta de Petkovic, 37 anos, foi o fato marcante no segundo semestre. Sua presença em campo deu ao clube rubro-negro o título de campeão brasileiro depois de 17 anos.
 
Mais e mais
Em 2010, os clubes resolveram investir ainda mais em jogadores que já passaram dos 30 anos. O Corinthians trouxe Roberto Carlos, 37 anos, para reforçar seu time também com Tcheco, 33 anos, para o ano do centenário em que o clube disputará a Copa Libertadores da América. Na Vila Belmiro Dorival Junior o novo treinador sugeriu e o clube aceitou o retorno de Giovanni, 38 anos. No Rio de Janeiro o Botafogo apresentou o uruguaio El Loco Abreu, 33 anos, que promete muito, inclusive porque vai usar a camisa preferida de Mário Jorge Lobo Zagallo, a número 13. E no Berço da Fiação Catarinense, Brusque, o clube do mesmo nome, para disputar o Campeonato Catarinense deste ano acaba de anunciar Viola, 41 anos, ídolo corinthiano na década de 80.
 
Síntese
Os clubes brasileiros estão chegando a conclusão que unir juventude com experiência dá bons resultados. E começa a ficar de lado uma frase muito conhecida e utilizada pelos jogadores de futebol: "A carreira de jogador de futebol é curta, temos que aproveitar o máximo". Hoje a carreira está sendo prolongada por vários aspectos, entre os quais o financeiro. Oxalá tudo dê certo para que aja mais qualidade em nosso futebol neste ano de 2010.