sábado, 8 de agosto de 2009

OS FATOS DA SEMANA

A bola rola neste final de semana com nove partidas pela décima oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série “A” , jogos das outras divisões, começo de campeonatos na Europa etc, etc, etc. Neste domingo vou transmitir São Paulo e Goiás às 18h30 pela Rádio Record - AM1000 e nas Ondas Curtas de 31 e 49 metros e no http://www.radiorecord.com.br/ com comentários de Juarez Soares e reportagens de Eduardo de Menezes. E vc pode ganhar um Rádio Motobrás durante a Jornada Esportiva. Ouça o jogo e saiba como. Mas hoje que destacar o que mais de importante consegui extrair da semana que está terminando.

Consciência
Há muito tempo venho falando da necessidade de ser reestruturado o futebol brasileiro. Falo dos absurdos que os dirigentes cometem no comando dos seus clubes. Quando deixam a presidência ficam “Rombos financeiros” cada vez maiores. Esse assunto eu discuto há uns 20 anos pelo menos. Entendo que só se pode gastar o que se arrecada. Os clubes - quase todos - estão endividados até o pescoço. O atual presidente da SE Palmeiras Luiz Gonzaga Belluzzo levantou a bandeira da reestruturação no Clube dos 13. Não lhe deram a guarida necessária. Agora em Brasilia, numa reunião que contou com a presença do Presidente Luis Inácio da Silva, o Ministro dos Esportes Orlando Silva e Ricardo Teixeira, Presidente da CBF o problema veio a baila. Ufa! Parece que finalmente o “Bom senso” pode vir a ser colocado em prática. Nessa mesma reunião ocorrida em Brasília ficou claro que o governo não vai liberar verbas para reforma os construção de estádios. Está na hora dos organizadores do mundial se coçarem para que daqui há pouco não se cancele o evento.

Muito forte
Não sei quem traduziu a notícia. Mas, chamar o brasileiro Robinho de mercenário como se fez na Europa foi lamentável. Isso que o jogador fez em sair do Real Madrid, não aceitar ir para o Chelsea e assinar com o Manchester City foi uma questão financeira e de escolha. Lá como cá parece que temos profissionais-torcedores no jornalismo esportivo muito fanáticos.

Está explicado
Encerrado o jogo de quarta-feira no Morumbi - São Paulo 3 x 1 Botafogo - o zagueiro André Dias disse ao microfone da Rádio Record ao ser perguntado pelo repórter Eduardo de Menezes sobre a melhoria do time: “Nós agora temos tranqüilidade, a conversa com o treinador é aberta”. Isso confirma que a saída de Muricy Ramalho do São Paulo foi motivada por falta de diálogo com os jogadores. Em outros tempos os atletas tricolores só tinham elogios para o treinador. Finalmente tudo veio à tona.