domingo, 19 de julho de 2009

DEFINIÇÕES SÓ NO RETURNO

É muito cedo para se fazer prognósticos sobre quem estará com uma das quatro vagas da Libertadores e quem vai ser rebaixado. A rodada do final de semana mostrou mais uma vez essa tendência.

Bola de cristal
Não se pode avaliar o campeonato através de uma bola de cristal. O jornalista precisa analisar o quadro geral pela razão. Ontem durante a transmissão do clássico San-São eu disse ao microfone da Rádio Record que as definições vão ocorrer a partir do segundo turno. Imediatamente o experiente Paulo Roberto Martins - o comentarista do Brasil - concordou. As mudanças de treinadores em clubes como Palmeiras, São Paulo, Santos e talvez com a contratação de reforços necessários podem mudar o panorama. Isso dá a entender que muitas novidades vão ocorrer à partir do returno. Por isso o campeonato deste ano não tem nada definido nem em cima, nem embaixo. A partir do instante em que vitórias passaram a valer três pontos o quadro classificatório mudou. Hoje que tem 10, 11, 12, 13 e 14 pontos com uma ou duas vitórias já estará navegando por outras paragens.

A rodada
O Palmeiras venceu no sábado por um a zero o Santo André e pulou para 25 pontos. Termina a rodada ao lado do Atlético Mineiro também com 25, mas, que leva vantagem no saldo de gols. Em Salvador o Galo empatou em zero a zero com o Vitória. O Internacional manteve o terceiro lugar mesmo perdendo o clássico Gre-nal por dois a um. No clássico do Morumbi o São Paulo venceu o Santos por dois a um com dois gols de Washington. O Grêmio Barueri goleou o Náutico por quatro a zero, com quatro gols de Val Baiano. Goleando o Fluminense no Maracanã o Goiás subiu para a sexta posição com 20 pontos empatando com o Corinthians. O timão venceu o Cruzeiro por dois a um no Mineirão porém perde no saldo de gols para o Goiás. No demais jogos tivemos o empate Flamengo e Botafogo em dois a dois, o Avai derrotando o Sport dentro do Recife por três a um. No Atle-tiba houve empate em zero a zero.