quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SELEÇÃO: MAIS UMA GRANDE DECEPÇÃO

Novamente o selecionado brasileiro mostrou-se inoperante, decepcionando contra um time limitado e jogando por terra a esperança do torcedor. Futebol apresentado foi medíocre e as vaias foram mais do que justas no Maracanã.

Brasil 0 x 0 Colômbia
O comportamento da Seleção Brasileira ontem à noite contra a Colômbia foi mais uma comprovação de que tudo o que foi feito até agora, com Dunga no comando técnico, não nos dá nenhuma perspectiva quanto ao futuro. O zero a zero – foi o terceiro do Brasil em casa nestas Eliminatórias e o quarto na competição – precisa ser analisado por vários ângulos. Primeiro: a vitória sobre a Venezuela foi uma grande enganação. Os “viñotinto” na verdade praticam um futebol de pouca qualidade. Segundo: nosso treinador até agora não sabe o que quer, ou melhor não sabe escalar e muito menos treinar a seleção. Terceiro: Os vexames contra Bolívia e Colômbia são oriundos da falta de comando, da falta de treinamento e da falta de qualidade da maioria dos jogadores. Quarto: O futebol brasileiro está mais preocupado com transferências e lucros. Quinto: seleção em outras épocas significava “coração na ponta do pé”.


Análise
Acompanhei o jogo com muita tranqüilidade para emitir uma opinião. Deduzi que a seleção brasileira precisa de: a) – um treinador; b) – jogadores que realmente estejam interessados em servir a seleção. c) – entender que os adversários conhecem nossos pontos fracos; d) – qual é o ponto fraco? O ponto fraco se verifica quando temos pela frente adversários que marcam sob pressão, e que não dão espaço. Isso aconteceu ontem e nossos jogadores não souberam como sair da encruzilhada. Aliás, não é de hoje. Alguns atletas só aparecem quando o adversário os deixa a vontade. É o caso de Robinho, Gilberto Silva, Elano, entre outros. O futebol brasileiro precisa ser repensado como um todo, a partir dos clubes e passando pela seleção. Ontem foi mais um desastre. Ah, mas não perdemos! Não perdemos porque a seleção colombiana não tem qualidade e jogou ontem o jogo de sua vida. Deram “porrada” o tempo todo e o péssimo Ruben Sélman não expulsou ninguém. A tevê que mostrou as jogadas sob vários ângulos, flagrou lances que justificariam pelo menos umas cinco a seis expulsões até do Kaká, Lúcio, Juan, Gilberto Silva entre os brasileiros. Vargas, Yepes, Renteria, Perea do time colombiano também mereceriam cartão vermelho porque praticaram mais “jus-jitsu” do que futebol. Sintetizando: a seleção brasileira é hoje a caricatura de um time que conseguiu cinco títulos mundiais e que sempre mereceu o respeito de todos. Hoje não passamos de meros coadjuvantes.

Súmula
Apitou o jogo Rubén Selman, um árbitro acomodador, fraco, sem personalidade. Renda: R$ 1.697.710 com 46.210 pagantes. Uma outra vergonha que se estabeleceu em nosso futebol; o Maracanã teve ainda mais de 8 mil pessoas que assistiram ao jogo gratuitamente. É o fim da picada. Alinhou o Brasil com Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan (Thiago Silva) e Kléber; Gilberto Silva, Josué, Elano (Mancini) e Kaká; Robinho (Alexandre Pato) e Jô. A Colômbia – time quebrador de bola – teve Júlio Agustín; Zúñiga, Mário Yepes, Perea e Armero; Bedoya (Aguillar), Guarín, Vargas e Toja; Rentería (Ramos) e Quintero (Moreno).


Repercussão
Além de não jogar nada o duro é ouvir as declarações como as que ocorreram depois do jogo. Kaká: “Estamos muito cansados e isso refletiu no comportamento do time. Precisamos mudar”. Maicon: “Não senti nenhum cansaço e isso não deve ser atribuído a nossa atuação”. Robinho: “O problema é que os colombianos jogaram atrás”. Alexandre Pato: “Encontramos muitas dificuldades” (queria o que, moleza). Dunga: “Ganhamos duas fora de casa e agora empatamos. Os adversários nos enfrentam aqui na retranca. Tivemos muitos problemas na viagem à Venezuela e por isso preferimos não treinar para recuperar os jogadores. Talvez o nervosismo, a ansiedade de fazer o gol, tenha prejudicado o time. Precisamos ter tranqüilidade e continuar trabalhando. Estão plantando uma crise, uma confusão desnecessária, até parece que o Brasil está em último na classificação”.

Venezuela 3 x 1 Equador
Em Puerto La Cruz no Estádio General José Antonio Anzoátegui diante de 12 mil espectadores a Venezuela de virada bateu o Equador por três a um. Mina abriu o placar para os equatorianos aos 11 minutos. Maldonado empatou aos 48. Na fase final a virada venezuelana com Moreno marcando aos 11 e Arango aos 21 minutos. Apitou o chileno Enrique Osses. Venceu a venezuela com Renny Vega; Roberto Rosales, Jose Manuel Rey, Juan Fuenmayor e Franklin Lucena; Tomás Rincón, César González (Jorge Rojas) e Juan Arango; Giancarlo Maldonado (Daniel Arismendi) e Alejandro Moreno (Pedro Boada). O Equador perde com José Cevallos; Omar de Jesús, Iván Hurtado (Carlos Castro), Giovanny Espinoza e Isaac Mina; Patricio Urrutia, José Cortéz, Edison Méndez e Walter Ayoví (Luis Bolaños); Joffre Guerrón (Félix Borja) e Felipe Caicedo.

Classificação
1) - Paraguai 23 pontos, 2) – Brasil 17, 3) – Argentina 16, saldo 6, 4) – Chile 16, saldo 1, 5) – Uruguai 13, 6) – Equador 12, 7) – Colômbia 11, 8) – Venezuela 10, 9) - Bolivia 9, 10) – Peru 7.

Próximos jogos
Este ano não teremos mais partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas. A segunda rodada do returno será realizada nos dias 28 e 29 de Março de 2009 com os jogos Equador vs. Brasil em Quito, Argentina e Venezuela em Buenos Aires, Uruguai e Paraguai em Montevidéu, Peru vs. Chile em Lima e Colômbia e Bolívia em Bogotá.