sexta-feira, 16 de maio de 2008

SÉRIE "B": VITÓRIA DE QUEM JOGOU EM CASA

Três partidas aconteceram esta noite pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série “B”. Em Campinas no Estádio Moisés Lucarelli a AA Ponte Preta reabilitou-se ao derrotar o CA Bragantino. Um a zero foi o resultado final, gol de Renatinho cobrando penalidade máxima aos 24 minutos do segundo tempo. Apitou em Campinas Giulliano Bozzano do Distrito Federal. Em Caxias do Sul o EC Juventude venceu o Criciúma por um a zero gol anotado por Mendes aos 7 minutos da fase final. Willian Marcelo Souza Nery do Rio apitou. Em Goiânia no Estádio Serra Dourada o Vila Nova derrotou o Ceará por um a zero, gol marcado por Túlio Maravilha aos 42 minutos do 2º tempo. Foi seu 838 gol de acordo com sua estatística particular. Dirigiu o jogo Wilton Pereira Sampaio de Brasília. Amanhã teremos mais cinco partidas fechando a rodada.

MILAN FICA SEM DOIS BRASILEIROS

Os brasileiros Cafu, 37 e Serginho, 36 anos, estão deixando o Milan da Itália. Os jogadores deverão retornar ao Brasil ao final do Campeonato Italiano da temporada 2007/2008 que terminará no próximo domingo. Cafu saiu do Palmeiras em 1997 contratado pela Roma, transferindo-se para o Milan em 2003. O jogador não informou se continuará jogando futebol aqui no Brasil. Nos bastidores a informação é de que poderá encerrar sua carreira jogando até o final do ano pelo São Paulo. Serginho também está retornando. Ele tem sérios problemas nas costas o que o impediu de recuperar o seu melhor futebol. Ele está a nove anos no clube milanês. O que se anuncia em Milão é que o clube deverá passar por uma completa reestruturação ao final do atual campeonato, inclusive com a saída de Carlo Ancelotti o treinador. Também se dá como certa a contratação de Ronaldinho Gaúcho por 25 milhões de euros

QUERENDO COMPRAR VAGA

Uma notícia publicada na edição de hoje do Jornal de Santa Catarina editado em Blumenau merece nossa reprodução “ipsis literis” com a devida autorização do Grupo RBS. Leiam e vejam a que ponto pode chegar um prefeito e um clube de futeboL. "Em um ato de desespero pela situação em que se encontra um dos times mais tradicionais do Estado, a direção do Joinville perdeu a vergonha e resolveu apelar: em uma reunião quarta-feira à noite, na Arena, dirigentes, conselheiros e torcedores do tricolor buscaram uma forma de levar o clube para a Série C do Brasileiro ainda este ano. Ou seja, virar a mesa, já que em campo a equipe fracassou nas tentativas de conseguir a vaga. A sugestão mais chocante partiu do próprio presidente do Conselho Deliberativo, o prefeito de Joinville, Marco Tebaldi: a compra da vaga.- Vamos negociar essa vaga? Vamos lá, R$ 50 mil, R$ 100 mil? Depois a gente convoca a torcida para pagar isso - disse Tebaldi, ao microfone, para em seguida ser apoiado pelos cerca de 40 conselheiros que ocuparam o hall de entrada do estádio municipal. Outro representante do conselho do clube chegou a afirmar que o tricolor teria conseguido a vaga se "informações não tivessem vazado". Referia-se a um possível acordo com o Marcílio Dias, divulgado pela imprensa no começo do ano. Se o clube de Itajaí desistisse da competição, o JEC entraria na Série C como vice-campeão da Copa Santa Catarina. Ontem, o presidente do Marinheiro, Marlon Bendini, negou que já tenha havido qualquer negociação com os dirigentes do Joinville.- A diretoria do Joinville nunca nos procurou, até porque nós não aceitaríamos. A vaga é conquistada em campo, e não fora dele - desconversou. O Marcílio Dias chegou a pensar em desistir da vaga, pois não havia recursos para assumir as despesas da competição. Mas o prefeito de Itajaí, Volnei Moratoni, se comprometeu a conseguir os recursos. O Marinheiro está no Grupo 15, ao lado de Inter de Santa Maria, Toledo e Engenheiro Beltrão". Vejam o que mais publicou o Jornal de Santa Catarina. "O desejo público do Joinville de comprar uma vaga na Série C pode parecer imoral e antiético, mas não existe lei que proíba a negociata. Pelo menos na opinião do advogado Luciano Hostins, especialista em Direito Esportivo.- Do ponto de vista jurídico, não há crime. O que não se pode é comprar um resultado, mas nesse caso não há impedimento legal - explicou o advogado, que criticou a manifestação do prefeito Marco Tebaldi, conselheiro do tricolor.- É desagradável e fragiliza as tentativas de moralizar o esporte. Deve-se questionar a ética do Joinville, mas não existe uma punição legal prevista se a compra da vaga se confirmar - ressaltou". Na foto Gentileza do JSC o momento em que o Prefeito fazia a proposta. Comentem.

TERIA SIDO MARMELADA

Na próxima segunda-feira o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo julgará os acontecimentos da partida entre EC Mogi Mirim e Oeste FC de Itápolis que classificou as duas equipes para a Série A1 de 2009. Os dois times teriam jogado para manter o zero a zero que garantia a classificação de ambos. Leiam o que o site da Federação Paulista de Futebol publicou a respeito. Após analisar o vídeo do jogo entre Mogi Mirim e Oeste, pela última rodada da segunda fase da Série A2 do Campeonato Paulista, e coletar depoimentos de testemunhas, o procurador do TJD Antônio Carlos Meccia resolveu denunciar ambas as equipes por infração ao artigo 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Os treinadores Argel, então no Mogi Mirim, e Roberto Fonseca, do Oeste, também foram denunciados no mesmo artigo. O julgamento acontece nesta segunda-feira, às 16h. Na ocasião, Mogi Mirim e Oeste teriam abdicado do jogo após os 25 minutos do segundo tempo, após descobrirem que o resultado da outra partida do grupo (Atlético Sorocaba 1 x 0 São Bento) lhes favorecia. De acordo com o artigo 275, a pena para o ato de “proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado de competição” é a eliminação da competição. Segundo parágrafo único do artigo, “se do procedimento resultar a alteração pretendida, o Órgão Judicante anulará a partida, prova ou equivalente”. O técnico Argel, atualmente no Guaratinguetá, se mostrou tranqüilo quanto ao julgamento. “Para mim, o jogo transcorreu normalmente”, declarou. “Depois que fiquei sabendo do gol do Atlético sobre o São Bento, pedi para o meu time jogar na defesa. O Oeste era um adversário difícil e nós não poderíamos tomar gol, caso contrário não conseguiríamos o acesso”. Para o treinador, a queixa feita por Atlético Sorocaba e São Bento é coisa de mau perdedor. “A vaga foi conquistada dentro de campo”, afirmou. “Foram seis jogos na segunda fase e todos tiveram as mesmas chances. Não precisa dessa ‘choradeira’, porque o futebol não é decidido em tribunais. O São Bento nos enfrentou três vezes e perdeu as três. Jogamos com o regulamento contra o Oeste porque havíamos conquistado esse privilégio com vitórias dentro do campo”. Mauro Guerra, diretor de futebol do Oeste, acredita que o julgamento será até benéfico para os dois times denunciados, pois colocará fim à polêmica. “Estamos totalmente tranqüilos, sem nenhum receio”, garantiu. “Não teve armação nenhuma no jogo. O Oeste não tem o que temer, por isso o julgamento será bom para tirar qualquer tipo de dúvida que ainda exista sobre esse jogo”. As finais da Série A2, entre Santo André e Oeste, estão suspensas até que haja um parecer final sobre o caso, já que o jogo de Mogi Mirim corre risco de ser anulado pelo tribunal.