quinta-feira, 17 de abril de 2008

UM FATO EM FOCO

Joseph Blatter presidente da FIFA vai propor a União Européia e a UEFA limitar o número de jogadores estrangeiros em futura reunião. Já tentou levar para um encontro o presidente da UEFA, Michel Platiní que declinou do convite, talvez por não concordar com a idéia. Fiz um levantamento no site da CBF e me deparei com números interessantes sobre transferência de jogadores brasileiros. De 2002 a 2007 a entidade liberou 5.120 transferências de atletas para o Exterior, uma média de 853 por ano. Convenhamos que seja um número que pode surpreender a muitos, mas não aos dirigentes dos clubes que só pensam em revelar e vender. A péssima administração dos clubes brasileiros nos leva a esse quadro. Perdemos nossas principais estrelas, assistimos a péssimos jogos porque carecemos de jogadores de qualidade. Os grandes clubes brasileiros recorrem agora ao mercado internacional. No Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais estão atuando jogadores de países vizinhos da América do Sul. Alguns como Valdívia já rendem dividendos. Mas a solução não está em vender e depois comprar. A solução está no que se arrecada e o que se gasta. Os clubes estão gastando muito mais do que arrecadam e quanto fazem uma grande transação, o dinheiro nem chega as suas mãos. Não adianta vender para depois tentar tapar o buraco gastando tudo o que se conseguiu. Na maioria das vezes o dinheiro vai direto para pagar as dívidas que aumentam cada dia. E não adianta inventar loterias, não vai resolver o problema enquanto os clubes forem dirigidos por amadores. Lembro da transferência de Paulo Roberto Falcão para a Roma. Foi como diz o "poeta das águas doces" José Alberto de Souza, um baita dinheiro. Em contrapartida o Internacional gastou toda a grana e um poquinho mais para repor a perda de Falcão, sem o resultado desejado. É isso aí.

Copa do Brasil

Cinco partidas abriram ontem a terceira fase da Copa do Brasil deste ano. Em São Januário o Vasco da Gama com gol de Edmundo cobrando penalidade máxima venceu o Criciúma por um a zero. Em Ribeirão Preto o São Caetano derrotou o Atlético Goianiense por dois a um. No Estádio Oswaldo Teixeira Duarte em São Paulo, Portuguesa de Desportos e Botafogo do Rio empataram em um a um. No Serra Dourada em Goiânia o Goiás EC do treinador Caio Junior ganhou do SC Corinthians Paulista por três gols a um. E completando em Curitiba no Durival Brito e Silva o Paraná Clube derrotou o Internacional de Porto Alegre por dois a zero, gols de Fábio Luiz e do estreante Ângelo (foto).

Santos garante classificação

Com muitas dificuldades, expulsão do treinador Emerson Leão, o Santos FC de virada e com incentivo da torcida, conseguiu derrotar o Cúcuta ontem à noite pela Copa Libertadores da América. Dois a um foi o placar final do triunfo peixeiro na Vila Belmiro diante de 10 mil torcedores. Kléber Pereira e Tripodi (foto) marcaram os gols da vitória santista. Neste Grupo 6 o Cúcuta terminou em primeiro lugar com 11 pontos seguido do Santos com 10, Chivas com 9 e San José com 4. No outro jogo o Chivas venceu o San José por três a zero. Hoje pelo grupo 8 o Fluminense receberá a Liga Deportiva Universitária do Equador. As Oitavas-de-Final que é a próxima fase da Copa Libertadores terão jogos de ida e volta nos dias 30 de Abril e 7 de Maio.

Mozart na Rússia

O curitibano Mozart Batista Santos Junior, revelado pelo Paraná Clube com passagem pelo Bordeaux da França, Coritiba onde foi campeão em 1999, CR Flamengo, Reggina da Itália hoje é uma das principais expressões do Spartak Moscou da Rússia. Mozart aos 27 anos joga com a camisa 5 do clube moscovita ao lado dos brasileiros Geder e Wellington. No atual campeonato russo a equipe de Mozart ocupa a décima colocação. Até agora foram 5 jogos com 1 vitória, três empates e uma derrota. O próximo compromisso será sábado contra o Spartak Nalchik, na cidade de Nalchik. Dezesseis agremiações participam do campeonato que tem como líder a equipe do Rubin que venceu os cinco primeiros jogos da competição

São Paulo coloca casa em ordem

Depois de uma fase de altos e baixos na semana que vai decidir sua passagem a final do Campeonato Paulista o São Paulo FC resolveu colocar ordem na casa. Primeiro determinou o retorno de Fábio santos aos treinamentos e ao mesmo tempo afastou definitivamente o jogador Carlos Alberto. O tricolor do Morumbi anunciou ontem pela manhã através o Dr. Marco Aurélio Cunha, Superintende do clube o desligamento do jogador.
"A decisão foi do presidente Juvenal Juvêncio. Nada contra o atleta, simplesmente não deu certo. Ele terá apoio no sentido contratual e clínico.Embora não possa treinar no clube, o São Paulo continuará arcando com o salário do atleta até o fim do compromisso, no dia 10 de julho”. A verdade é que além de problemático Carlos Alberto não conseguiu entrar em forma e seu peso está bem acima do normal.

Roque Junior por um mês

O zagueiro Roque Junior campeão mundial de 2002 vai jogar no futebol do Qatar por um contrato de trinta dias. Não sei se é inédito, mas sua ida para o futebol chama a atenção pelo prazo do compromisso. Foi contratado pelo Al Rayyan que tem como maneger o brasileiro Paulo Autuori. Roque Junior se ausenta do Brasil no momento em que o time que idealizou o FC Primeira Camisa estreará no Campeonato Paulista da Série “B” neste sábado. Ao site http://www.fellegger.com.bnr/ o jogador declarou. "O Paulo Autuori entrou em contato comigo, começamos a conversar e depois negociei com um diretor do clube. Gostei do convite, aceitei e já treinei. A estréia será na próxima segunda feira", explicou por telefone Roque Júnior.
O Campeonato do Catar terminou no mês passado. Al Rayyan terminou na 5a posição. Para encerrar a temporada, os 10 clubes da Liga do Catar, disputam a Copa do Emir em sistema de play off. Uma espécie de Copa do Brasil. Serão no máximo 4 jogos até o título. "O Autori renovou o contrato por mais dois anos. Ele quis reforçar a equipe para essa competição. O clube é o de maior torcida no Catar. Tem outros atletas estrangeiros no elenco. Tem um bom estádio e um centro de treinamento. Mas o Autuori me explicou que ele quer mudar algumas coisas. Deixar o clube mais profissional" comentou Roque Júnior. O contrato assinado tem validade até fim de maio.

Um passeio nas nuvens

Embora classificado o Cruzeiro de Belo Horizonte acabou decepcionando sua torcida ontem à noite ao jogar pela Copa Libertadores da América. O time das cinco estrelas foi goleado pelo Bamin Real Potosí na cidade de Potosí a 3.967 metros de altitude na Bolívia. Foi um verdadeiro “passeio nas nuvens” que a Raposa tomou ao ser goleado por cinco a um. O time mineiro termina a fase em primeiro lugar no Grupo 1 com 11 pontos seguido do San Lorenzo da Argentina que derrotou o Deportivo Cuenca por três a zero e chegou a 10 pontos. Foram eliminados, Caracas da Venezuela com sete e Bamin Real Potosí com seis pontos.

Inter campeão também em publicidade

A Internazionale de Milão campeã italiana da temporada 2006/2007 e líder do atual campeonato tem suas conquistas reconhecidas com publicidade e prestígio de sua torcida. Para o clássico contra o Milan dia 4 de Maio já foram vendidos antecipadamente até ontem 31.235 ingressos que somados aos 43.140 associados levam a 74.375 bilhetes comercializados. A arrecadação parcial registrada é de 1.467.306,00 euros algo em torno de 5 milhões de reais. O clube rossoneri tem aproximadamente 60 patrocinadores. Pelo visto anunciar na marca do campeão italiano é um grande negócio para as empresas Pirelli, Nike, Tim, Volvo, Sky, Birra Moretti, Samsung, Tim entre outras. Não por ser na Europa, mas, pela organização e projeção dos clubes o retorno é garantido.