sábado, 12 de abril de 2008

UM FATO EM FOCO

O meio radiofônico de Curitiba se viu agitado nas últimas horas pelo comunicado distribuído pelo CA Paranaense exigindo o pagamento de direitos para transmitir os seus jogos no próximo campeonato brasileiro. O clube até pode querer cobrar pelo espaço que cede na Arena com cabines confortáveis, de primeiro mundo. Cobrar 15 mil reais de cada rádio por jogo está fora da realidade brasileira. Não quero me envolver nos problemas financeiros que estaria passando. Eles são conseqüências do futebol de altos e baixos que o clube vem apresentando e da falta de jogadores de expressão. No futebol só depender da venda de jogadores, de quotas publicitárias e quotas de televisão tem certo limite. E quando você arrecada dois milhões por mês e gasta três é evidente que há prejuízo. O que os clubes e não é só o Atlético precisam é garantir uma renda mensal com os seus torcedores e fazer futebol com o dinheiro que se arrecada. O Furacão não teria ultrapassado em 3 mil sócio-torcedores a campanha que lançou quando o objetivo seria de 20 mil. Enquanto isso as sua torcida organizada tem um quadro associativo fantástico. Os Fanáticos tem mais de 15 mil associados. Porque o clube não se aproxima verdadeiramente de sua imensa legião de torcedores. O que o clube pretende cobrar das rádios, nenhuma emissora paranaense tem condições de pagar. Em nível de Brasil não deve haver nenhum interesse das grandes rádios especialmente do eixo Rio-São Paulo. O produto que o Atlético está oferecendo hoje não vale o que clube pede. É isso aí.

CBF um passo a frente

A Confederação Brasileira de Futebol já efetua registro e transferência de jogadores pelos meios eletrônicos desde o ano passado, mais precisamente 27 de Novembro. O sistema está sendo utilizado na Copa do Brasil e nos Campeonatos Estaduais para facilitar registro e transferência de jogadores. Agora nossa tecnologia acaba de ser apresentada ao oficial do Escritório de Desenvolvimento da FIFA, Harold Mayne-Nicholls que é também o presidente da Federação Chilena de Futebol.
Na cerimônia de lançamento, nesta quinta-feira, na sede da CBF, o coordenador da Escola Brasileira de Futebol, João Gomide, fez uma exposição em que foi simulada a transferência de um jogador de um clube do Rio Grande do Sul para outro do Pará. O processo, que antes demandaria horas, viagens e emissão de centenas de documentos, foi concluído on-line, em minutos, com as duas Federações se intercomunicando e controlado virtualmente pela CBF - todo o processo é resumido no documento eletrônico DURT-E.
O sistema implantado pela CBF - chancelado pelo Projeto GOAL da FIFA, que criou a Escola Brasileira de Futebol - é pioneiro na América do Sul, adotado por poucas Federações no mundo, e igualmente único pela possibilidade de os clubes também poderem interagir no processo eletrônico. Harold Mayne-Nicholls acompanhou atentamente a demonstração, ao lado do presidente Ricardo Teixeira, e ao final elogiou muito o trabalho desenvolvido pela CBF. O oficial do Escritório de Desenvolvimento vai sugerir à FIFA que adote o sistema implantado no Brasil como referência no projeto-piloto que a entidade está desenvolvendo para regular as transferências internacionais.
- A implantação desse sistema nas transferências internacionais possibilita, além de maior transparência e mais agilidade, que se levante com mais clareza toda a história contratual do jogador, o que poderá também trazer benefícios financeiros ao clube formador, o que é previsto legalmente. Foto extraida do site www.cbfnews.com.br

Estaduais iniciam as semifinais

Nesta sábado serão iniciadas as semifinais de alguns campeonatos estaduais. No Paulista, AA Ponte Preta e Guaratinguetá FC jogarão às 18h10 no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas. No primeiro turno a Ponte Preta venceu por três a zero em jogo realizado em Guaratinguetá. O treinador Sérgio Guedes assumiu que a macaca campineira está no limite pelo elenco que possui. O Guaratinguetá do treinador Guilherme Macuglia é a grande surpresa do campeonato com a melhor campanha do turno inicial. No Rio de Janeiro começa a fase semifinal da Copa Rio com o clássico Fluminense e Vasco da Gama às 18h30 no Maracanã. O artilheiro Washington participou do rachão de ontem e disse estar recuperado para jogar. Em Curitiba às 16 horas jogarão Atlético Paranaense e Toledo em partida cercada de muita expectativa. O Atlético iniciou de forma arrasadora o campeonato. Realizou a melhor campanha tanto que joga por dois empates para chegar a final, mas caiu em seu rendimento. Já o time do Toledo é a grata surpresa do campeonato. No Campeonato Mineiro o Ituiutaba (terra do cantor e compositor Moacir Franco) receberá o Cruzeiro neste sábado no primeiro jogo das semifinais às 15h50. O Gaúcho terá só amanhã a primeira partida reunindo Caxias e Internacional de Porto Alegre em Caxias do Sul. Os principais campeonatos estaduais entram, portanto a partir de hoje em sua reta final.

Brasil não jogará em La Paz

Acataremos a decisão da FIFA e não vamos jogar contra a Bolívia na altitude de 3.660 metros de La Paz pelas Eliminatórias Sul-americanas da Copa do Mundo. A declaração foi feita pelo presidente da CBF Ricardo Teixeira que voltou a afirmar que o Brasil seguirá a orientação da entidade organizadora do Mundial. Isso acaba ratificando a posição adotada na reunião da Conmebol, quando Teixeira negou-se a assinar uma declaração de apoio aos demais presidentes das Confederações de países da América do Sul, pois a FIFA proíbe jogos acima de 2.750 metros de altitude. Vamos cumprir o que estabeleceu o Comitê Executivo da FIFA baseada em pareceres médicos. O presidente finalizou que essa não foi uma decisão gratuita, mas respaldada em pesquisas médicas para impedir prejuízos à saúde dos atletas. A Bolívia está comandando uma campanha contra a decisão da FIFA e poderá ser punida pela entidade maior do futebol mundial. Uma pena é que o Chile já concordou em jogar em La Paz, fazendo uma adaptação de 15 dias. Pelo visto a Conmebol e a maioria das Confederações a ela filiadas está querendo arrumar problemas com a FIFA. Vejamos o desdobramento e aonde vai arrebentar a corda.