domingo, 30 de março de 2008

Morreu Raul Calvet

O futebol brasileiro está de luto. Faleceu neste sábado (29) o extraordinário Calvet, zagueiro do Grêmio de Porto Alegre de 1956 a 1960, consagrado no Santos FC de Pelé e cia. onde jogou até 1965. Raul Donazar Calvet morreu aos 72 anos vitima de pneumonia às 18 horas de ontem. Raul Calvet estava hospitalizado com câncer no esôfago, desde o início da semana no Hospital Santa Rita em Porto Alegre. Seu corpo será cremado às 16 horas na capital gaúcha. Calvet nascido em Bagé iniciou sua carreira no Guarani local jogando no meio de campo, depois de atacante até definir-se como zagueiro que o consagradou no futebol. Foi bicampeão mundial de clubes pelo Santos FC em 1962-1963. Raul Calvet deveria integrar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1962 no Chile, mas, muitas contusões acabaram por afastá-lo. O rompimento do tendão de aquiles determinaram o encerramento de sua brilhante carreira.

Palmeiras se classifica

Ao derrotar o São Caetano na tarde de ontem o Palmeiras antecipou sua classificação as semifinais do Campeonato Paulista. O verdão do treinador Vanderlei Luxemburgo é o primeiro classificado chegando aos 37 pontos. O Santos empatando em Rio Claro se complicou, mas, matematicamente tem chances. Esta tarde poderá ter mais definições. Guaratinguetá e Ponte Preta com 34, Grêmio Barueri e São Paulo com 32, Corinthians e Santos com 30 são os pretendentes as três vagas que restam. O Guaratinguetá poderá confirmar hoje vencendo o Sertãozinho. Com o triunfo chegará a 37 pontos com 12 vitórias e não poderá mais ser alcançado. Sobrariam duas vagas. Uma poderá ser do São Paulo que depende de duas vitórias; hoje sobre Bragantino em Bragança Paulista e dia 6 diante do Juventus. A quarta vaga poderá ser da Ponte Preta, do Grêmio Barueri, do Corinthians ou do Santos. Tudo está relacionado aos jogos que esses clubes ainda têm a cumprir. Grêmio Barueri, Ponte Preta e Santos jogaram ontem e tem só mais uma partida. O Barueri receberá o Palmeiras, este já classificado. A Ponte Preta enfrentará o Santos. O Corinthians jogará esta tarde com o Marilia no Morumbi, e na última rodada contra o Noroeste em Bauru. O Santos é o que parece ter menos chances. Tem só um jogo contra a Ponte Preta na Vila Belmiro. Continuo apostando que além do Palmeiras, já classificado, teremos Guaratinguetá, Ponte Preta e São Paulo nas semifinais. E você.

Rádio e Tevê

Cantores

Você sabia que muitos profissionais do rádio esportivo brasileiro também são cantores. Pois em 1995 por ocasião da Copa América no Uruguai surgiram algumas revelações. Foi durante um concorrido jantar oferecido pela Coca Cola a imprensa que estava em Rivera acompanhando a seleção brasileira. Num restaurante de Santana do Livramento que faz fronteira com Rivera rolou uma festa de congraçamento entre jornalistas esportivos do Brasil. E na hora do show com a presença do conjunto Os Serranos, surgiram os cantores. Entre eles Pedro Ernesto Denardin, cantor nativista, Antonio Edson, cantor romântico, Nado Gross, roqueiro, Jota Santiago, cantor e dono de banda e outros. Mas além desses o rádio esportivo tem Oswaldo Maciel, Wanderlei Ribeiro e Reinaldo Costa que cantam e encantam. E até poucos anos Milton Peruzzi que brilhava interpretando músicas italianas.

Agora é oficial
Depois de 10 dias afastado por ter contraído uma virose, Milton Neves deve retornar hoje ao microfone da Rádio Bandeirantes comandando o Domingo Esportivo logo cedo, o intervalo do jogo à tarde e posteriormente o Terceiro Tempo. Mesmo acamado o Rei do Gado e agora do Café de Muzambinho foi noticiário da imprensa por toda a semana. É que sua saída da TV Record protagonizada por Roberto Justus dono da produtora Brainers, acabou sendo desfeita. O publicitário deixou na mão um grande grupo de profissionais que participariam dos programas O Melhor da Noite e o Terceiro Tempo na TV Bandeirantes. Em seu site, Milton Neves fala do que ocorreu. “ E o Terceiro Tempo não voltou agora ao ar pela Rede Bandeirantes de Televisão via Brainers TV, a produtora do publicitário Roberto Justus. O empresário que não esconde sua imensa ambição de comprar o SBT, a Rede TV! e a própria Bandeirantes _e talvez a CNN, a BBC, a FOX e a RAI_ tirou seu time de campo sob alegações que só a ele dizem respeito. Foi um mico generalizado para dezenas de profissionais, para mim e até para um canal de televisão. Mas o Terceiro Tempo, que teve 60 chamadas veiculadas para a estréia neste dia 30, está confirmado na grade da emissora do Morumbi, a partir do mês de Abril com profissionais de produção e apresentação contratados pela própria Band”. Na sexta-feira (28) Milton Neves acabou assinando contrato com a TV Bandeirantes, e agora em Abril estréia lá aos domingos o Terceiro Tempo. Como diria o Orozimbo, amigo do dr. Sósteles. “ Não foi um mico, foi um pó de mico, seo Milton Neves”. Tá todo mundo se coçando.


Trocando as bolas

No início de carreira no rádio em Curitiba o consagrado Willy Gonser cientificado pelo operador do estúdio que deveria chamar Vicente Mickosz para transmitir uma solenidade de casamento saiu-se com essa. “E agora senhoras e senhores a Rádio Marumbí de Curitiba passa a falar diretamente da Catedral Metropolitana de Futebol”. Vicente Mickozs quase deixou cair o microfone lá na Catedral de Curitiba.

Explicação complicada

O locutor esportivo Jair Junior, natural de Paranaguá, que nos tempos da Rádio Capital de São Paulo foi definido por Hélio Ribeiro como Jair Bozó, trabalhou em quase todas as rádios de Curitiba. Durante transmissão do Campeonato Brasileiro pela Rádio Cidade ao ser chamado pelo Capitão Hidalgo para destacar o que ocorria no Estádio Durival Brito e Silva saiu-se com essa. “Capitão, aqui os goleiros das duas equipes já fazem o aquecimento no quadrilátero gramíneo da Vila Capanema”.

Porque estou aquí

José Silvério me contou essa. Quando narrava futebol na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte no começo da carreira foi escalado para acompanhar uma partida na cidade de Pedro Leopoldo. Lá pelas tantas chamou o locutor do jogo comando no Mineirão para anunciar o gol que havia acontecido. Passados dois minutos entra no circuito o Plantão Esportivo chamando também o comando no Mineirão para informar. Gol em Pedro Leopoldo... O Silvério aproveitou a deixa do Plantão para emendar...O que é que eu vim fazer aqui.

Trocando os nomes

Durante um clássico no Morumbi lá por 1975, Osmar Santos comandava a transmissão da Jovem Pan. Ao seu lado na cabine Orlando Duarte nos comentários e Cláudio Carsughi na Matemática do Jogo. Lá em baixo os repórteres Cândido Garcia e Fausto Silva. Em dado momento Osmar narrou. “ataca o Palmeiras, Ademir da Guia rolou para César este ajeitou, disparou rente a trave pela linha de fundo, Cândido. O repórter que estava atrás do gol era o irreverente Fausto Silva que não se fez de rogado. “ Foi uma grande chance desperdiçada pelo time alviverde, Edemar Annuseck”. No que o Osmar emendou, a família vai bem Fausto. E o Faustão. “tão bem quanto a sua, bodão”.

Alex marca no clássico

O Fenernahçe venceu o Besiktas no clássico da rodada deste sábado do Campeonato Turco de Futebol.
A vitória foi por 2x1 no estádio Inonu, com dois gols de Alex e dispara na liderança. Fenerbahçe agora tem 63 pontos, Galatasaray que jogará hoje, tem 60. Besiktas permance com 58 pontos, junto com o Sivasspor, que também atuará hoje. Faltam 6 rodadas para o fim da competição. O Fenerbahçe briga pelo bicampeonato. "Abrimos 5 pontos do Besiktas. Mas ainda tem Galatasaray e Sivasspor que devem ganhar amanhã", falou Alex.
O primeiro gol saiu aos 11 minutos, após cruzamento de Colin, Alex marcou de cabeça. É seu 36o de cabeça na carreira. O Besiktas empatou aos 74 minutos com Oskan. Aos 80 minutos, novamente Alex marcou. Ele puxou o contragolpe e tocou para o Semih que devolveu na entrada da área, para Alex bater de primeira, de esquerda. "Fomos melhores o tempo todo. Poderíamos ter decidido ainda no 1o tempo" comentou Alex que recebeu uma pedrada no final da partida. O árbitro deu 8 minutos de acréscimo, porque o jogo ficou parado para atendimento. "Parecia Libertadores. Mas agora estou bem. Estou só com um caroço na cabeça", falou com bom humor. Alex marcou 12 gols em 22 jogos pelo Campeonato Turco. Nesta temporada, são 16 gols em 36 partidas. No Fenerbahçe são 92 gols em 185 jogos. Na carreira, ele continua se aproximando do gol 300. São 291 em 756 jogos. Entrevista de Alex no site www.fellegger.com.br

Sem a camisa do time

O clássico deste domingo entre Figueirense e Avai pela 8ª rodada do Returno do Campeonato Catarinense teve duas proibições impostas pela Polícia Militar do estado. A primeira vale para os torcedores do Avai FC que não poderão usar a camisas do clube ou qualquer outra da cor azul – as cores avaianas são azuis e brancas – para assistir o jogo. A segunda diz respeito às bebidas alcoólicas. Não poderão ser comercializadas no estádio ou nos arredores três horas antes do jogo e duas horas depois. A cerveja será permitida. O clássico Figueirense e Avai será disputado no Estádio Orlando Scarpelli, no Estreito com arbitragem de Luis Orlando de Souza e terá início às 16 horas.